quarta-feira, 22 de junho de 2016

8. DOMINGOS DA SILVA

“CASARIOII”/ 2011/ Óleo s/ cartão/ 18,5x18,5 cm
300,00 €

Domingos Mendes da Silva nasceu na freguesia de Travassos, do concelho da Póvoa de Lanhoso, no dia 14 de Dezembro de 1955, no seio de uma família de ourives.
Concluiu a escola primária em Travassos e prosseguiu a sua instrução no Liceu Sá de Miranda e no Conservatório Calouste Gulbenkian, em Braga.
Foi no Conservatório que se iniciou no mundo das artes, sob orientação do professor Nuno Barreto.
Em 1975 frequentou o curso de Artes do Fogo na Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis (Porto), findo o qual viajou para França e Suiça.

Trabalhou para subsistir, mas sempre aproveitou para pintar e contactar com o mundo das Artes. É na observação assídua do museu de kunstaus, em Zurique, que se deixa fascinar pela obra de Vieira de Silva.

Em 1979 está de volta ao País e inicia a sua carreira no ensino (Cerâmica) exactamente na Escola Soares dos Reis, onde estudara um ano  antes.

E apesar de prosseguir, em diferentes escolas, a sua carreira docente, sempre procurou oportunidades para, ele mesmo, acrescentar à sua formação  novos cursos no campo das artes, tendo, em 1982 frequentado o curso de Pintura na Cooperativa de Ensino Artístico – Árvore, no Porto.

Em 1999 concebeu o projecto para o Monumento ao 25 de Abril erigido na Póvoa de Lanhoso.

Trabalhos de sua autoria, integram diversas colecções particulares ou foram adquiridas por instituições públicas.

Em 1999 concebeu o projecto para o Monumento ao 25 de Abril erigido na Póvoa de Lanhoso.

Sem comentários:

Enviar um comentário